waveformjs.png

Sobre a Pesquisa

O que é o Mr. Falante?

Sobre nossa pesquisa

O que é?

O Mr. Falante é um projeto de pesquisa de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a CyberLabs, envolvendo pesquisadores do mestrado e doutorado em Ciência da Computação.

 

 

Qual o objetivo?

O objetivo do projeto Mr. Falante é implementar diversos modelos para síntese da fala (Text-to-Speech), bem como modelos para reconhecimento da fala (Speech-to-Text), em português brasileiro. Todos os modelos são desenvolvidos utilizando Inteligência Artificial, mais especificamente técnicas de Aprendizado Profundo (Deep Learning).

 

Diferente de outros sintetizadores, Mr. Falante sintetiza uma voz semelhante à voz humana, considerando todas as suas sutilezas, como o timbre, o sotaque, as mudanças de entonação e  pausas durante uma leitura.

 

Ao realizar a transcrição da fala, Mr. Falante é um concorrente a altura das principais ferramentas disponíveis no mercado, com o diferencial que pode-se especializá-lo em determinados contextos.

 

Como funciona?

 

Modelos baseados em Deep Learning precisam ser treinados em uma tarefa específica por meio de uma base de dados para que aprendam a realizar essa tarefa. No caso do Mr. Falante, essa base de dados é um conjunto de arquivos de áudio, contendo sua respectiva transcrição.

 

O processo de treinamento dos modelos durou meses utilizando equipamentos de ponta. Tudo isso para que fosse encontrada a configuração ideal dos modelos na base de dados em português brasileiro. Além disso, os modelos estão em constante evolução, em busca de melhores resultados a cada dia.

 

          

 

Exemplos

Ouça e Surpreenda-se!

Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá, as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá.

Vou-me embora pra Pasárgada, Lá sou amigo do rei, Lá tenho a mulher que eu quero, Na cama que escolherei.

 

Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente, é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer.

E agora José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora José?

Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça. É ela menina, que vem e que passa. Num doce balanço a caminho do mar.

Ouviram do ipiranga às margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante.

Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

Mais vale um pássaro na mão do que cem voando.

Nossas marcas

 

logo_ufg.jpg
logo_inf.png
marca-01.png
cyberlabs1.png